DestaquesÉ FalsoEditorial

Pré-Candidato a Vereador Mizael Mente e espalha Fake-News usando Imagem da Veritas Codó

Print do Grupo no momento em que Mizael compartilhou a Fake-News – Print enviado por Samantha Gouveia

Na manhã do dia 18 desde mês, o pré candidato a vereador de Codó – MA Mizael (PSL Codó) compartilhou em seu grupo entitulado Mizael do Povo uma notícia falsa onde foi pego um print de uma checagem da Agência Véritas Codó apagada a manchete verdadeira e posta uma manchete falsa.

A mensagem no print diz que os pré candidatos a prefeito de Codó Francisco Nagib e Zé Francisco estariam inelegíveis e que os votos neles computados seriam nulos.

A IMAGEM É FALSA!

Confrontado no grupo por nosso editor chefe, Mizael se exaltou e tentou e tentou justificar dizendo que a manchete era de um blog de um amigo dele que mora em São Luis chamado John Cutrin, confira o áudio.

Visitando o blog citado por Mizael, podemos concluir que o design é completamente diferente do design utilizado por nossa agência (Até porque se fosse igual, teríamos que chamar ele para uma conversinha)

Blog do John Cutrin, citado por Mizael – Design completamente diferente de nossa agência.

O PROCESSO:

O processo 256-17.2012.6.10.0007 vem rolando desde 2012 e se trata de suposta compra de voto por parte do pai do então candidato a prefeito Francisco Nagib que em sua empresa haveria prometido um 14º Salário aos funcionários caso seu filho ganhasse as eleições, nas eleições desse pleito o atual pré candidato a prefeito Dr. Zé Francisco era o candidato a Vice de Francisco Nagib, sendo arrolado por tabela no processo.

Em 17/07/2020 às 14:02h o processo foi arquivado, deixando os dois pré-candidatos definitivamente livres para disputarem as eleições de 2020.

Recentemente houve uma tentativa do promotor local de ressuscitar o processo, de forma que tanto Francisco Nagib quanto Zé Francisco foram chamados a se pronunciar no tribunal, porém, segundo o TSE, o processo ainda não foi desarquivado, não revelaremos aqui o motivo do promotor tentar reabrir o processo, (algo completamente atípico no Ministério Público) uma vez que nossas provas poderiam ser julgadas insuficientes caso ele resolvesse processar a agência, mas a história irá dizer com o tempo.

Processo Arquivado

Mesmo que o processo sera reaberto, uma vez que os pré candidatos tem recorrido dentro do prazo, a sentença se encontraria suspensa até o processo se encontrar em transitado em julgado, tornando as candidaturas de Francisco Nagib e Zé Francisco viáveis judicialmente, não precisando sequer serem feitas sob judice.

Para fazer uma pesquisa processual e acompanhar o processo por você mesmo, entre AQUI e pesquise pelo nome ou pelo número do processo.

A agência de checagem de fatos Veritas Codó repudia o ato cometido pelo pré candidato Mizael, lembrando que tudo o que publicamos é protegido por direitos autorais, e apesar de permitirmos o compartilhamento e a repostagem de nossas checagens, vetamos qualquer violação do conteúdo, assim como a postagem sem os devidos créditos, o ato cometido pelo pré candidato de compartilhar um print adulterado de nossa página é imoral e leviano, o que nos leva à pergunta: Se durante a pré campanha ele faz esse tipo de coisa, o que ele não fará dentro da câmara caso seja eleito?
Seja consciente, não vote nesse tipo de gente!

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo